- Inovação e tecnologia no Nordeste Goiano

A produção de conhecimento sistematizado e acessível torna-se cada vez mais necessário para mitigar os problemas contemporâneos em um mundo globalizado. Problemas esses que aumentam a complexidade a medida que as transformações na sociedade ocorrem.


Há, portanto, a necessidade de mudança de paradigmas que deve se sobrepor à busca por ordem e organização do pensamento cartesiano, insuficiente para produzir um conhecimento científico em face da sua atual complexidade. Diante disso é necessário incluir na solução dos problemas, um conjunto de variáveis multidimensionais e multidisciplinares capazes de produzirem respostas aos problemas.
Além da necessidade de sistematização do conhecimento produzido, não é possível ignorar os aspectos do cotidiano acadêmico e a necessidade de possibilitar aos universitários o acesso à estrutura mínima para cumprimento dos componentes curriculares, como é o caso das atividades extensionistas, além da sua inserção no mundo da pesquisa científica e a busca por soluções de problemas que permeiam na região onde a instituição está inserida.
Aliando-se ao exposto, a Universidade, especialmente neste momento crítico, precisa mostrar-se como um importante instrumento público capaz de criar mecanismos que apoiem o desenvolvimento regional por meio de suas atividades finalísticas, além da necessidade emergencial de despertar o espírito de empreendedor nos estudantes para corroborar no desenvolvimento da região.
A proposta de criação do referido Centro de Inovação, Empreendorismo e Tecnologia (CEITec), surgiu das discussões realizadas no Projeto Lideração , iniciativa do Sebrae (Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para superação da crise provocada pelo novo coronavírus, ao qual esta instituição fez parte , por meio da representação do coordenador da Unidade, sendo um dos vetores propostos na criação de projetos para concretização das ações elaboradas ao longo de 3 meses.