UEG Posse apresenta experimento utilizando Internet das Coisas e Agricultura de Precisão na AgroRosário (BA)

Experimento utilizando Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) para Agricultura de Precisão, desenvolvido em projeto de pesquisa da Unidade Universitária de Posse da UEG foi apresentado na AgroRosário 2020, importante feira tecnológica de agronegócio do oeste baiano, realizada entre os dias 13 e 15/03 no distrito de Rosário, Correntina-BA.

A pesquisa que está em andamento, coordenada pelo prof. Ronaldo Ferreira da Silva, docente de Linguagens de Programação do curso de Sistema de Informação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Posse, com participação de estudantes, tem por objetivo monitorar e capturar diversas variáveis climatológicas por meio de equipamentos de IoT, interligados entre si e com um (ou diversos) servidores, utilizando protocolos de comunicação específicos, criando um dataset para que aplicações possam consumir e apresentar soluções inteligentes. Além disso, por meio do monitoramento dessas variáveis, é possível automatizar uma série de atividades no campo, além de otimizar o uso de recursos naturais.

Os equipamentos utilizados são hardware de alta qualidade e custos reduzidos, produzidos 100% no Brasil, por uma startup parceira com sede em Goiânia-GO, a Engebot Tecnologia.

De acordo com o prof. Ronaldo, até os produtos e soluções estarem disponíveis no mercado ainda há necessidade de muitos estudos e investimentos, mas os primeiros resultados mostram-se promissores.

Projetos como este, desenvolvidos por universidades públicas (mesmo com escassez de recursos), reforçam a necessidade de investimentos, especialmente em regiões mais remotas como é o nordeste goiano.