Inscrições abertas para o Festival de Cultura da UEG

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para os interessados em se apresentar na edição online do Festival de Cultura da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O evento, a ser realizado em setembro em formato remoto por conta da pandemia de covid-19, é organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PrE) e a UEG TV.

O Festival de Cultura da Universidade Estadual de Goiás é um evento constituído para expor e difundir os talentos que residem no ambiente universitário. Por meio dele, pretende-se abrir o espaço da universidade para os valores culturais locais, difundidos no campo da música, literatura, audiovisual, dança, teatro, fotografia e manifestação da cultura tradicional, colocando-os em contato com a comunidade em geral.

A edição deste ano, que também conta com o apoio do CriaLab|UEG e da Rede de Cultura Ipes-GO, será realizada de forma online e transmitida pela UEG TV .

Cultura e pertencimento

De acordo com o reitor da UEG, professor Valter Campos, o Festival de Cultura é um evento extremamente importante por se tratar de uma atividade de extensão e pedagógica que possibilita processos formativos e o desenvolvimento cultural e artístico da comunidade acadêmica. "É uma ótima oportunidade para promover o acesso a manifestações artísticas, incentivar o surgimento de novos valores e manter vivas as tradições culturais de Goiás. Tudo isso, num contexto de desvalorização da cultura, exatamente quando ela é essencial para atenuar a dor e desesperança em tempos de pandemia", completa.

A professora Adriana Ribon, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da UEG, destaca a importância do Festival, que cria um espaço que reforça o pertencimento da comunidade acadêmica à Instituição da qual participa. "O Festival de Cultura da UEG proporcionará momentos exitosos e prazerosos que contribuirão positivamente no processo formativo de nossos estudantes com o objetivo de envolver toda a comunidade e proporcionar a valorização e divulgação de atividades que expressem as diversidades artístico-culturais nesse momento de necessidade de isolamento social", reitera.

Já o professor Marcelo Costa, coordenador de Radioteledifusão da UEG TV, explica que as universidades são plataformas de arte e cultura. De acordo com ele, as ações de ensino, pesquisa e extensão são espaços férteis para o desenvolvimento dos valores da cultura local e das artes, o que configura a Universidade como um espaço de preservação da cultura e de transformação social. "A UEG TV sente-se honrada em poder compartilhar da realização do Festival de Cultura da UEG, tendo a certeza de que a Universidade e a Cultura podem transformar as relações humanas", afirma.

Inscrições

Discentes, docentes e técnicos administrativos que tiverem interesse em participar do Festival com a apresentação de alguma performance artística devem preencher o formulário de participação até o próximo dia 31 de agosto. Após o levantamento das informações, orientaremos sobre a forma de envio ou captura do material a ser exibido no Festival e em outros projetos culturais.

Acesse AQUI o formulário de participação no Festival de Cultura da UEG - Edição 2020.

Para esclarecimentos e outras informações, favor entrar em contato com a PrE pelos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Veja o vídeo sobre o evento https://youtu.be/jTaIcb-GBgw

(Comunicação Setorial|UEG)