Docente do Câmpus Posse apresentará trabalhos em Conferência Internacional de Engenharia de Software

A 39th International Conference on Software (ICSE’2017), principal evento Internacional de Engenharia de Software que ocorrerá entre os dias 20 e 28 deste mês na cidade Buenos Aires - Argentina, contará na trilha Software Engineering in Practice com a apresentação do artigo intitulado Collaborative Identification of Code Smells: A Multi-case Study e na trilha International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering com a apresentação do artigo intitulado Towards Effective Teams for the Identification of Code Smells.

Esses trabalhos são de autoria e co-autoria respectivamente do professor Roberto Felício de Oliveira, docente do curso de Sistemas de Informação da UEG - Câmpus Posse. Este é o segundo ano consecutivo que o prof. Roberto apresenta trabalhos científicos nesta conferência.

De acordo com o professor da UEG: O primeiro artigo compara empiricamente a influência da identificação colaborativa de anomalias de código na indústria de software. Anomalias de Código são estruturas no programa que indicam problemas de design de software. A sua identificação eficiente é necessária para assegurar a longevidade do software. No entanto, a identificação de anomalias de código muitas vezes não pode ser realizada de forma isolada por um único programador, podendo exigir o conhecimento de várias partes do programa, que são melhores compreendidas por diferentes desenvolvedores. Porém, há pouca orientação para apoiar as equipes de software na identificação eficiente de anomalias de código. Essa pesquisa relata um estudo de caso industrial com o objetivo de observar como 13 desenvolvedores individualmente e colaborativamente realizam a identificação de anomalias de código em cinco projetos de software de duas organizações de desenvolvimento de software da cidade de Manaus-Brasil. Nossos resultados sugerem que a colaboração contribui para melhorar a eficácia na identificação de uma ampla gama de anomalias de código. Além disso, nós identificamos alguns fatores que contribuem para essa melhoria da eficácia. 

O segundo artigo por sua vez, relata as dificuldades na identificação manual de anomalias de código. De fato, diferentes fatores de contexto podem influenciar na conclusão sobre a incidência de uma anomalia de código. Com base em evidências coletadas de trabalhos anteriores, esta pesquisa apresenta e discute um conjunto de fatores de contexto, que podem influenciar a eficácia da tarefa de identificação de anomalias de código. Esses fatores de contexto estão relacionados a aspectos humanos, como a interação entre indivíduos e o conhecimento. Com base nesses fatores, apresentamos um conjunto inicial de sugestões práticas para compor equipes mais eficazes para a identificação de anomalias de código.

Site do Evento: http://icse2017.gatech.edu/?q=home

(Prof. Roberto Felício de Oliveira - Docente do Curso de Sistemas de Informação - Câmpus Posse)

 

 

 

Destaques

Links Importantes