UEG disponibiliza biblioteca virtual para comunidade universitária

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) disponibiliza uma ferramenta que oportuniza a estudantes, professores e servidores acesso a um amplo acervo em formato digital formado por mais de 12 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 15 selos editoriais, divididos em 7 catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Ciências Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras, a plataforma virtual Minha Biblioteca.

Dentre as possibilidades oferecidas pela Minha Biblioteca, a comunidade universitária poderá realizar leituras online, utilizar ferramenta de voz e compartilhar virtualmente informações de obras, além da opção de opção de audiolivro – uma ferramenta que faz a leitura do conteúdo da obra e é uma importante forma de inclusão dos estudantes cegos.

Outros recursos disponibilizados pela plataforma são a marcação e destaque de partes do texto, compartilhamento de conteúdo, além de alguns títulos permitirem a impressão de partes do livro – respeitando-se as regras do Minha Biblioteca.

Acesse AQUI a plataforma literária virtual Minha Biblioteca.

Para acessar o Minha Biblioteca pelo celular, basta seguir os mesmos passos para acesso pelo computador. Para acesso da plataforma pelo IOS deve-se optar pelo navegador Chrome.

A pró-reitora de Graduação, professora Suely Cavalcante, explica que a assinatura da plataforma Minha Biblioteca foi pensada para aproximar os discentes e a comunicade acadêmica das informações relativas aos conteúdos acadêmicos. "Dessa forma, garantimos que os discentes tenham acesso a insumos que permitam a eles a transformação de dados e de informações em conhecimento. Utilizar esta ferramenta é primordial para a melhor preparação dos nossos alunos na graduação da UEG", completa.

Treinamento

A Pró-reitoria de Graduação (PrG|UEG) realizou, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, um treinamento virtual para a utilização da "Minha Biblioteca" para estudantes, professores e servidores da Universidade.

O treinamento, que foi realizado via Google Meet, ofereceu 1.500 vagas distribuídas em 15 oficinas e a PrG emitirá certificados para os participantes. Os certificados serão entregues a partir do dia 22/02 e serão enviados por e-mail. Para receber o certificado é preciso que o participante tenha preenchido seus dados no formulário de presença que foi fornecido durante as oficinas.

Para aqueles que quiserem tirar dúvidas sobre o uso da plataforma, a PrG disponibilizou uma lista com a relação dos bibliotecários responsáveis pelos treinamentos nos câmpus/UnUs da UEG. Confira AQUI a lista.

Os participantes podem ainda assistir ao treinamento novamente no canal da UEG TV no YouTube. Confira a Oficina|Como usar a plataforma Minha Biblioteca.

(Comunicação Setorial|UEG)