Especial | Somos Universidade Pública e trabalhamos em função do desenvolvimento regional e do Estado

24 Fevereiro 2020

O que caracteriza uma universidade pública é o conjunto de atividades desenvolvidas além do ensino, e o que essas ações podem contribuir para promoção do desenvolvimento regional e desta forma possibilitar às pessoas conquistas profissionais e pessoais por meio do ensino gratuito e de qualidade.

A presença de uma universidade pública em uma região é uma grande conquista e por essa razão espera-se da comunidade e todos os segmentos da sociedade o apoio para o seu pleno funcionamento, já que cada vez mais, em função das restrições orçamentárias, faz-se necessária a realização de parcerias público-privada.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi a primeira instituição pública de ensino superior instalada no município, atende uma população de aproximadamente 140 mil habitantes de 11 municípios da região nordeste goiano, ao longo de 20 anos oportunizou o acesso e conclusão do curso superior à milhares de pessoas e anualmente atende outras milhares direta e indiretamente por meio de dezenas de projetos de extensão e pesquisa científica. Atividades essas potencializadas e maximizadas nos últimos anos, conforme alguns apresentados abaixo.

Programa de Melhoramento Genético de Plantas

Aplicações de IoT para Agricultura de Precisão

Controle de Nematóides Meloidogyne Spp. e rendimento do feijoeiro em função do tipo de Adubos Verdes

Núcleo de Estudos em Engenharia de Software

Adubação verde

O futuro e as dificuldades

A reforma administrativa da UEG, feita pelo governo do Estado (sem a participação direta da comunidade universitária), regulamentada pela LEI Nº 20.748, DE 17 DE JANEIRO DE 2020, juntando-se a dificuldade de gestão interna, trouxe neste primeiro momento uma série de incertezas com relação ao futuro, da agora denominada Unidade Universitária de Posse.

Há uma necessidade urgente de compor o quadro administrativo e de docentes (este iniciado por meio de um Processo Seletivo Simplificado, mas ainda insuficiente) além da implementação de infraestrutura conforme já apresentado em todas as instâncias da Universidade e ao governador do Estado.

O futuro da UEG na cidade de Posse depende da implementação das ações supracitadas e do apoio da população e classe política.

Entre para postar comentários