O evento

1) Data: 13 e 14 de novembro/2014
2) Tema: Estudos de literaturas lusófonas: Reflexões, interseções e Ressonâncias
3) Apresentação:

A escolha por refletir e discutir sobre o tema “Estudos de Literaturas Lusófonas: Reflexões, Interseções e Ressonâncias” tem como objetivo central mostrar, ampliar e fortalecer o conhecimento que o público-alvo faz dos países de expressão portuguesa, numa perspectiva cultural e literária.

As relações artísticas entre Brasil – Portugal – África se intensificaram particularmente no último quartel do século XIX, graças à difusão da imprensa. Nesse período, tratando-se de Brasil e Portugal, a literatura brasileira começa a conquistar o circuito cultural português e muitos de nossos importantes escritores do Romantismo, como Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu e José de Alencar tornaram-se muito populares em Portugal. Mais isso não era dizer que a literatura brasileira fosse tão conhecida e lida em Portugal como era, de outro lado, a recepção das obras de autores portugueses no Brasil.

Se no período de oitocentos, o centro de atração era a metrópole, com o Modernismo, o trânsito dessa influência parece se inverter, pois alguns de nossos modernistas, como Jorge Amado e Graciliano Ramos, passam a ser modelo de inspiração para o Neorrealismo português, principalmente em relação às ideias revolucionárias e marxistas, ao expressarem seus inconformismos diante de Estados ditatoriais e da reificação do homem moderno.

Além da intelectualidade de Portugal, muitos escritores de África dialogaram recorrentemente com o nosso Modernismo. Em entrevista dada ao programa televisivo Roda Viva, Mia Couto confessou que “ o Brasil não sabia quase nada de nós, mas nós tivemos influências enormes de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Mário de Andrade e Guimarães Rosa. [...] Jorge Amado estava proibido em Portugal, e era autorizado nas colônias, pensando-se que as colônias não liam e, portanto, ali não havia perigo” (COUTO, 2012).

Diante ao exposto, este seminário, em sua primeira edição, pretende oportunizar um espaço de discussão e reflexão sobre produções literárias de expressão portuguesa.

Cartaz do Evento