UEG Posse apresenta relatório sobre situação das nascentes do município na Câmara de Vereadores

Na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Posse ocorrida em 05/05 a UEG Posse apresentou o relatório técnico dos estudos realizados nas principais nascentes do município de Posse-GO.

O estudo realizado nas nascentes durou mais de um ano e foi desenvolvido por meio de um projeto de extensão denominado "Centro de Inovação, Empreendedorismo, Tecnologia e Sustentabilidade – CIETec)" que realiza ações inter e multidisciplinares com o objetivo de atender as demandas regionais e auxiliar no desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico do Nordeste Goano.

A ação de Monitoramento, Recuperação e Preservação de Nascentes, coordenada pelo prof. Ronaldo, desenvolvida com participação dos estudantes de Agronomia e do engenheiro agrônomo César Abreu (Bioconecta Projetos e Consultoria Ambiental), realizou estudos em cinco nascentes: Rio do Prata, Rio Água Quente, Rio José da Silva, Córrego Muritiba e Córrego Passagem, e conforme aponta o estudo, todas elas possuem problemas em relação a preservação, algumas com problemas críticos, como é o caso dos córregos Passagem e Muritiba, que correm riscos reais de extinção nos próximos anos.

O relatório apresenta dados coletados em várias visitas in loco, pesquisa documental e análise de imagens de satélite, desta forma, o estudo retrata a realidade dos mananciais até a presente data. O documento está disponível para acesso ao público no Repositório Institucional da UEG Posse neste LINK.

O estudo mostra-se de grande relevância para além das questões ambientais, pois poderá auxiliar nas ações de preservação de diversos órgãos, e impacta diretamente o futuro do município, já que um dos rios, o Prata, é o que abastece a cidade de Posse além de parte da população da zona rural. Além disso, o demais rios e córregos monitorados tem impacto direto para milhares de famílias ao longo do seu curso hídrico em vários municípios.

O projeto corroborou para criação de uma lei municipal que "dispõe sobre a preservação, cadastramento, monitoramento e recuperação das nascentes existentes no Município de Posse-GO e dá outras providências" (Lei n. 1.470 de 17 de março de 2023), de autoria do vereador Abílio de Oliveira. Destarte, as atividades continuarão a ser desenvolvidas com o acompanhamento das medidas tomadas e análise frequente dos mananciais, tendo agora amparo legal.