Docentes e estudantes ministram cursos de informática para assentados de Flores de Goiás

Nesta quinta-feira (03/11), docentes e estudantes da UEG e IF Goiano da cidade de Posse ministraram um curso de introdução à informática e internet para assentados do município de Flores de Goiás.

A atividade faz parte do curso de formação para o pequeno agricultor, contemplado no projeto "O pequeno produtor rural 4.0: tecnologias, formação, conservação e consumo sustentável no nordeste goiano", aprovado em edital do IABS (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade). O projeto foi proposto pelo IF Goiano campus Posse com participação da UEG Posse, além da UFG e IFG.

O curso de formação está formatado como projeto de extensão, divido em nove módulos, sendo: 1) Introdução à agricultura familiar camponesa, 2) Associativismo e Cooperativismo, 3) Introdução à Informática e à Internet, 4) Produzindo sustentabilidade, 5) Propriedades do Cerrado e sua conservação, 6) Apicultura no Cerrado, 7) Empreendedorismo, 8) Sistema agroecológicos de produção e 9) Matemática básica.

A atividade realizada neste último dia 03, teve como objetivo apresentar à comunidade assistida, fundamentos básicos da informática e internet, mostrando que a tecnologia pode auxiliar na melhoria das atividades desenvolvidas no dia a dia.

Na ocasião também foi feita a apresentação do aplicativo móvel que está sendo desenvolvido por estudantes das duas instituições, com orientação dos docentes, que tem a finalidade de auxiliar divulgação e venda da produção dos alimentos feita pela comunidade do assentamento.

Participaram do encontro os professores Ronaldo (UEG Posse), Paulo (IF Goiano – Posse), o estudante Rodrigo (Sistemas de Informação da UEG Posse) e as estudantes Andressa, Andreia e Isadora (Técnico e Informática do IF Goiano campus Posse).