Docente da UEG Posse tem artigo de coautoria aceito no SBIAgro

No XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro’21), principal evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de novembro, contará na sessão técnica com a apresentação do artigo intitulado Towards an IoT-Based Architecture for Monitoring and Automated Decision-Making in an Aviary Environment, de autoria Vinícius Lopes, aluno de mestrado da Universidade Federal de Goiás (UFG), coorientado pelo prof. Dr. Roberto Oliveira (UEG-Posse) e orientado pelo prof. Dr. Valdemar  Neto (UFG).

Neste artigo, é proposto um processo detalhado de elicitação de requisitos e projeto arquitetônico para o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de aviários baseados em Internet das Coisas (IoT), juntamente com uma revisão informal da literatura da área. A Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia proeminente na qual os objetos do cotidiano podem ser equipados com recursos de identificação, detecção, rede e processamento que permitem que eles se comuniquem entre si e com outros dispositivos e serviços pela Internet para atingir algum objetivo. No agronegócio, o uso de tecnologias, como a IoT, é denominado pecuária de precisão, que inclui o uso de diferentes tecnologias na produção e no cuidado dos animais. Como resultados preliminares, o artigo entrega um documento de requisitos funcionais e não funcionais mais próximos das reais necessidades dos produtores e uma proposta arquitetônica que pode ser usada como referência para futuros estudos.

Site do Evento: https://eventos.unipampa.edu.br/sbiagro/